Flagrado em exame antidoping, Montagny é suspenso da Fórmula E
2 min read.
A carreira do francês Franck Montagny no automobilismo pode ter acabado. O piloto da Andretti na Fórmula E foi pego com derivado de cocaína no exame antidoping realizado após prova da Malásia, em novembro, e acabou suspenso pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de maneira preventiva enquanto aguarda o julgamento da entidade. A informação foi anunciada pelo próprio piloto, que decidiu assumir o erro em uma coluna no jornal L’Equipe.
“O automobilismo talvez tenha acabado para mim. Depois da corrida, eu vi o cara que faz os testes apontando para mim. Ali, na minha cabeça, eu sabia imediatamente. Sabia que estava acabado. Eu cometi um erro, sou culpado”, declarou Montagny.
Para piorar a situação, o francês foi responsável por provocar um acidente na corrida nas ruas de Putrajaya envolvendo o alemão Nick Heidfeld, que reclamou muito após a prova.
“Todos nós sabemos que Montagny é um pouco maluco, o que normalmente é bom entretenimento e bom show. Mas, às vezes, infelizmente, significa que o oponente acaba empurrado para fora e em cima dos pneus, como eu fui”, disse Heidfeld na ocasião.
Alegando motivos de saúde, o piloto francês não disputou a terceira etapa da categoria em Punta del Este. Antes do ePrix da Malásia, na etapa de Pequim, Montagny ficou em segundo lugar no pódio, atrás apenas do brasileiro Lucas di Grassi.
Na última temporada, além da F-E, o francês competiu na etapa de Indianápolis da Indy pela Andretti, mas precisou abandonar a prova após 47 voltas por causa de uma acidente. Aos 36 anos, Montagny também já correu pela Fórmula 1, na qual disputou sete GPs pela equipe Super Aguri em 2006, após a cassação da superlicença de Yuji Ide. Seu melhor desempenho foi a 16ª posição nas etapas de Mônaco e França. Antes disso, havia ocupado o cargo de piloto de testes da Renault e da Jordan.