Wawrinka bate Djokovic, conquista o US Open e vence seu terceiro Grand Slam; confira.
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.
Desde 2005, só um homem fora do chamado Big Four (Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray) conseguiu conquistar mais de um título de Grand Slam. E neste domingo ele venceu mais um.
Jogando em altíssimo nível, Stan Wawrinka (3º) se sagrou campeão do US Open de 2016 ao vencer Djokovic por 3 sets a 1, parciais de 6-7 (1-7), 6-4, 7-5 e 6-3, no Arthur Ashe Stadium.
Foi sua terceira final de Grand Slam e sua terceira taça. As outras, como a deste domingo, foram também contra atletas que estavam na ponta do ranking: bateu Nadal no Australian Open de 2014 e o próprio Djokovic em Roland Garros de 2015.
O feito ainda leva a um dado curioso: ele só tem três vitórias em 22 jogos contra líderes do ranking – e as três vieram justamente em decisões de Majors.
Fora isso, aos 31 anos e cinco meses, ele se tornou o mais velho campeão do US Open desde 1970, quando Ken Rosewall levantou a taça aos 35 anos; virou o sexto homem na Era Aberta a ser campeão depois de salvar um match-point em um jogo no torneio (contra Daniel Evans, na terceira rodada); e virou o quinto homem na era profissional a vencer ao menos dois Majors depois dos 30 anos (Rod Laver, Ken Rosewall, Andre Agassi e Jimmy Connors são os outros); e segue com um ótimo histórico em finais: venceu as últimas 11.
Para Djokovic, sobra a decepção de não ter levantado sua terceira taça nos Estados Unidos e seu 13º Grand Slam.
Com o fim do US Open, o calendário do tênis prevê a disputa de três torneios maiores, fora a Copa Davis: os Masters 1000 de Xangai e Paris; e o ATP Finals.