De virada, Marcelo Melo e Dodig derrotam os irmãos Bryan na estreia do ATP Finals
2 min readDo ZigZag do Esporte.
ATP Finals/Duplas.
Getty
O mineiro Marcelo Melo garantiu a primeira vitória para o Brasil no ATP Finals, competição que reúne as oito melhores duplas da temporada, em Londres. Após a derrota do compatriota Bruno Soares, na manhã desta terça, Melo e o croata Ivan Dodig conquistaram um grande resultado diante dos americanos Bob e Mike Bryan, principais favoritos ao título, por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/3 e 10-8, em 1h12 de partida.
Esta foi a segunda vitória da dupla Brasil/Croácia sobre os norte-americanos, em cinco confrontos. Com o resultado de hoje, Melo e Dodig ocupam a segunda posição do Grupo A, atrás dos poloneses Marcin Matkowski e Mariusz Fyrstenberg, devido ao saldo de sets.
O brasileiro e o croata devem retornar à quadra na quarta-feira, ainda sem horário definido e na espera do próximo adversário, que será a dupla Matkowski/Fyrstenberg ou Qureshi/Jean Rojer.
Apesar do equilíbrio, os irmãos Bryan foram superiores no primeiro set. Os americanos tiveram 75% de aproveitamento do primeiro serviço e contaram com o baixo número de pontos ganhos com o segundo saque de Dodig e Melo, com apenas 28%. Com uma quebra de vantagem, Bob Bryan e Mike Bryan fecharam a etapa inicial em 6/3.
Passado o nervosismo da estreia, Marcelo Melo e Ivan Dodig apresentaram um bom nível de tênis na segunda etapa. A dupla Brasil/Croácia melhorou e passou a ter maior controle nos games de serviço. O brasileiro chegou a ter o saque quebrado no sétimo game, mas, na sequência, voltaram a vencer o game dos adversários com um belo lob do tenista croata. Em 5/3, Dodig sacou firme para igualar o confronto.
Com o confronto empatado, a decisão foi para o super tiebreak. A dupla cabeça-de-chave 1 largou melhor e abriu 3 a 0. Contudo, Melo e Dodig reagiram e igualaram o marcado. Com 85% dos pontos ganhos com o primeiro serviço, o brasileiro e o croata abriram 9-6, com quatro match points. Os americanos salvaram dois, mas, na primeira chance de fechar a partida com o saque, Dodig sacou e Marcelo Melo, com um voleio preciso, garantiu a vitória por 10-8.
Fonte: espn.com.br