O brasileiro Thomaz Bellucci participou das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016

No dia em que começa Aberto do Rio de Janeiro, os principais representantes do tênis brasileiro perderam posições no ranking mundial. Melhor atleta do país na ATP, Thomaz Bellucci perdeu um posto na lista e agora é o 76º, assim como Thiago Monteiro, agora 85º.

Logo atrás de Monteiro, Rogerinho Dutra se manteve na 88ª colocação da ATP. Já João Souza, o Feijão, escalou dois degraus na lista e agora é o número 131. Todos os quatro brasileiros jogarão o ATP 500 do Rio.

No saibro carioca, Bellucci terá estreia difícil contra o cabeça de chave número um, Kei Nishikori. Do mesmo lado da competição, Thiago Monteiro enfrentar o português Gastão Elias, enquanto Rogerinho pega o belga Casper Ruud e Feijão, o espanhol Pablo Carreño Busta.

Na atualização do ranking, o maior salto dentre os primeiros tenistas foi o de Jo-Wilfried Tsonga. Após o título do ATP 500 de Roterdã, o francês subiu da 14ª para a 11ª colocação, ultrapassando Tomas Berdych (14º), Grigor Dimitrov (13º) e seu compatriota Gael Monfils (12º). Vice-campeão na Holanda, o belga David Goffin foi da 11ª para a 10ª posição.

Assim como no masculino, não ocorreram grandes mudanças nos primeiros nomes do ranking da WTA. Vice-campeã do Premier de Doha, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-número um do mundo, melhorou sua colocação subindo da 18ª para a 15ª posição.

Medalhista olímpica em 2012 ? ouro nas duplas e bronze no simpels ? a bielorrussa Victoria Azarenka, bicampeã do Aberto da Austrália (2012 e 2013) e também ex-topo do ranking, subiu uma posição e agora é a 18º.

No Brasil, Paula Gonçalves caiu 29 posições e perdeu o posto de melhor tenista do país. Agora na 189ª colocação, a atleta foi superada por Bia Haddad Maia (183ª) e Teliana Pereira (184ª), que subiram uma posição cada.