Resumo da 29ª do brasileiro vai pegar fogo; confira detalhes da rodada.
11 min readCarlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br por agencia Gazeta Press.
Corinthians vs Grêmio duelo que pode aliviar ou aumentar pressão no Brasileiro.
Ainda com boa vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro mesmo enfrentando uma fase de oscilação, o Corinthians tem um jogo-chave nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Arena de Itaquera. A equipe de Fábio Carille receberá o Grêmio, vice-líder da competição, em confronto fundamental para não deixar o rival direto se aproximar da briga pela taça.
Pode-se afirmar até que o duelo pode aliviar ou aumentar a pressão sobre o time corintiano no Brasileiro.
A importância do jogo é explicada pelos números. O Corinthians lidera a competição com 58 pontos, enquanto o Grêmio aparece logo atrás, com 49. Se vencer, os paulistas vão abrir 12 pontos em relação ao adversário, isto restando somente nove rodadas para o fim da competição, o que exigiria da equipe gaúcha uma arrancada heroica para ficar com o título. Em caso de vitória tricolor, porém, esta distância diminui para seis pontos, apimentando a brica pela taça.
Apesar de saber da importância do jogo, o atacante Jô minimizou o efeito que ele terá para o torneio.
“Os próximos dez jogos são importantes. Temos que pensar jogo a jogo, seja com os adversários lá em cima ou com adversários lá embaixo. O Bahia, que está brigando para não cair, acabou nos vencendo [por 2 a 0, na Fonte Nova]. Temos que respeitar todos os adversários, independentemente de qual colocação estejam. É importante frisar que a gente tem uma vantagem, mas temos que ligar o alerta para poder melhorar. O campeonato é muito difícil, muito complicado. Temos um grande jogo pela frente e temos que erguer a cabeça”, projetou o atacante.
A boa notícia para o Corinthians é que a equipe tem apenas uma preocupação para escalar os titulares. Se recuperando de uma contratura muscular na coxa esquerda, o zagueiro Pablo ainda não sabe se terá condições de jogo. Caso ele não atue, Pedro Henrique seguirá na zaga. Além disso, o time terá um importante retorno para o confronto diante do Grêmio, já que o volante Gabriel volta ao time após cumprir suspensão por fazer gestos obscenos para a torcida do São Paulo no último clássico Majestoso. Ele deve ficar com a vaga que vinha sendo ocupada por Camacho.
Apesar dos poucos desfalques, o Corinthians tem um sinal de alerta ligado, já que tem seis atletas pendurados com dois cartões amarelos: Cássio, Balbuena, Pablo, Camacho, Rodriguinho e Jadson.
Pelo lado do Grêmio, a grande novidade será a presença do meia-atacante Luan no time. O técnico Renato Gaúcho faz mistério se o jogador irá começar a partida ou entrar no segundo tempo. Há quase dois meses sem atuar 90 minutos, o camisa 7 gremista precisa readquirir ritmo de jogo para estar 100% apto no duelo pela Libertadores.
Caso Luan inicie, a tendência é que o equatoriano Michael Arroyo fique como alternativa para o decorrer da partida. Desta forma, Fernandinho deve voltar para a extrema esquerda do campo, e o meia Ramiro, poupado no último treino, ficará direita.
A dupla Arthur e Jailson vai seguir formando a dupla de volantes. Na frente, o centroavante Lucas Barrios continua como referência no ataque. O sistema defensivo gremista não deve ter alterações, assim os titulares devem ser mantidos. Faltando uma semana para o confronto das semifinais da Libertadores, o zagueiro Pedro Geromel afirmou que o time vai entrar focado para sair com um resultado positivo.
“É um jogo muito difícil contra o time que está liderando o campeonato praticamente durante toda a disputa, mas a gente praticamente ficou na vice-liderança a maior parte das rodadas. Então, com certeza, vai ser um grande jogo. A gente vai fazer o nosso melhor. Falta um mês e meio para acabar o ano. Vamos fazer de tudo, como no último jogo, pois chega uma fase na competição que o mais importante não é jogar bonito, mas os resultados”, ressaltou.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X GRÊMIO
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 18 de outubro de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Helton Nunes (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Balbuena, Pedro Henrique(Pablo) e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô. Técnico: Fábio Carille
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Walter Kannemann e Bruno Cortez; Arthur, Jailson, Ramiro, Fernandinho e Michael Arroyo (Luan); Lucas Barrios. Técnico: Renato Portaluppi.
São Paulo tenta se distanciar de rivais diretos contra o Flu no RJ.
Após ter deixado a zona de rebaixamento mais uma vez, o São Paulo agora tenta se descolar de seus rivais diretos no Campeonato Brasileiro. Esse é o objetivo a ser alcançado no duelo com o Fluminense, nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã, pela 29ª rodada do torneio nacional.
Com a vitória de virada por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, o time paulista saltou do 17º para o 13º lugar, com 34 pontos ganhos. O próximo passo da equipe, portanto, é se estabilizar longe dos últimos quatro colocados na tabela de classificação.
“Precisamos desta segunda vitória consecutiva, porque o campeonato já nos mostrou que, com dois resultados positivos, é possível subir bem na tabela. Uma segunda vitória na sequência dá um poder muito grande. Outras equipes conseguiram dar um salto grande assim e, hoje, já brigam por outro objetivo”, avaliou o volante Petros.
O time do Morumbi chega para o confronto em alerta. Os paulistas não querem repetir diante dos cariocas o fraco desempenho da derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, na última quarta, no Independência. “Temos essa consciência de que não fizemos um bom futebol no primeiro tempo contra o Atlético-MG. Mérito deles também que nos envolveram. Mas agora é outro jogo, não podemos errar, vamos lá com o pensamento de mais uma final. Podem ter certeza que a postura do time vai ser diferente”, garantiu o meia-atacante Marcos Guilherme.
Diferentemente do que ocorreu em Belo Horizonte, onde não pôde contar com Cueva e Arboleda, o técnico Dorival Júnior tem agora todos os titulares à disposição – não há desfalques por lesão nem por suspensão. Por desgaste muscular, Petros e o lateral direito Éder Militão, que jogaram no sacrifício contra o Atlético-PR, treinaram sem restrições nesta terça e atuarão no Rio de Janeiro.
A outra novidade do treino foi a aparição de Diego Lugano no campo. O zagueiro iniciou o processo de transição correndo em volta do gramado sob os cuidados dos fisioterapeutas, mas não foi relacionado para o confronto no Rio de Janeiro. Ele se recupera de uma contratura na panturrilha direita.
Assim como o São Paulo, o Fluminense vem de vitória na competição: 1 a 0 no Avaí, no Maracanã. Com o resultado, o clube das Laranjeiras atingiu o 12º lugar, com 35 pontos, um a mais que o time paulista. A visão sobre o que representa a partida não é diferente no lado carioca.
“É sem dúvida nenhuma um jogo chave para a nossa equipe na competição e por isso mesmo temos que nos impor em casa e ganhar. Se um novo bom resultado aparecer, vamos começar a ter uma pontuação de mais tranquilidade para projetarmos o futuro”, ressaltou o técnico Abel Braga.
Já o volante Richard aposta no apoio vindo das arquibancadas como o fator desequilibrante na partida. “Mais uma vez vai ser fundamental a torcida jogar ao nosso lado e nos empurrar em busca de um resultado positivo. O jogo é importante e por isso mesmo temos a certeza de que o Maracanã vai estar lotado. Nesse tipo de situação, onde os dois times precisam do resultado positivo por objetivos bem semelhantes, quem joga em casa fica mais forte com esse apoio”, considerou.
Em termos de escalação, o Fluminense não poderá contar com o volante Wendel, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Assim, Douglas, que retorna de suspensão, reaparece. outro que estava suspenso e retoma a posição é o lateral-direito Lucas, que deixará Renato como opção no banco de reservas.
Ameaçado, Coritiba encara o Cruzeiro para tentar escapar da degola
Dois times vivendo momentos opostos no Campeonato Brasileiro, Coritiba e Cruzeiro duelam nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no estádio Couto Pereira, em Curitiba. De de um lado o clube paranaense, penúltimo colocado, precisa fazer sua parte como mandante para iniciar o caminho de saída da zona de rebaixado, os mineiros, por sua vez, vivem um momento de ascensão, cada vez mais próximo do líder.
Para a partida, o treinador coxa-branca contará com o retorno do lateral Léo, que cumpriu suspensão automática e está novamente à disposição. Com isso, Dodô deve voltar a ficar como opção no banco de reserva. No meio-campo, Anderson, que voltou a ser relacionado, entra na briga por espaço, mas sua entrada dependeria de uma mudança no esquema tático.
O atacante Rildo acredita que só com muito trabalho o time vai reverter a situação delicada, mas acredita que, para isso, cada jogador terá que se esforçar e se doar um pouco mais em campo. “Vamos trabalhar para tentar tirar o time desta situação. A torcida não merece isso, a gente também não merece. Queremos ter um final de ano bom, mas todo mundo precisa dar mais. Está faltando de todo mundo”, avaliou.
O técnico Mano Menezes fez mistério antes do confronto contra o Coritiba. No último trabalho, a equipe fez um trabalho fechado. Os jornalistas ficaram apenas para o aquecimento e, sem seguida, todos saíram. Mas Menezes não deve fugir do que fez durante a semana. Na defesa, Manoel e Digão serão mantidos. Alisson segue afastado e Rafinha ganha a posição. Na frente, sem Sassá, Rafael Sóbis continua sendo o preferido.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA X CRUZEIRO
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 18 de outubro 2017, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: João Luiz Coelho de Albuquerque (RJ) e Wendel de Paiva Gouveia (RJ)
CORITIBA: Wilson; Léo, Cleber Reis, Werley e Carleto; Jonas, Alan Santos, Matheus Galdezani e Tiago Real; Rildo e Henrique Almeida.
Técnico: Marcelo Oliveira
CRUZEIRO: Rafael; Ezequiel, Digão, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique e Hudson; Rafinha, Thiago Neves e Arrascaeta; Rafael Sobis
Técnico: Mano Menezes.
Botafogo visita o Avaí para se manter no G-6.
O Botafogo visita o Avaí nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC), em choque válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após perder por 1 a 0 o clássico carioca para o Vasco, o Glorioso estacionou nos 43 pontos, mas, na sexta colocação, defende a permanência na zona de classificação para a próxima Copa Libertadores.
Já o Leão catarinense tem planos bem mais modestos. O time do Sul quer se recuperar da derrota de 1 a 0 para o Fluminense e deixar a zona de rebaixamento, onde se encontra com 30 pontos conquistados.
Jair Ventura, comandante do Botafogo, pediu a seus jogadores que se preparem para um jogo muito complicado, pois ele entende que o equilíbrio da competição torna o fato de o Avaí estar na zona de rebaixamento algo desprezível. “Se formos analisar, as distâncias estão curtas na parte de baixo da tabela de classificação e por isso mesmo um time pode estar um dia na zona de rebaixamento e no outro parecer distante. Isso faz com que essa avaliação não sirva para analisarmos o grau de dificuldade dos confrontos. A minha expectativa é a de um confronto muito complicado no Sul, pois o Avaí precisa fazer o resultado em casa”, analisou Jair.
Com foco na Libertadores, e sonhando inclusive com o G-4, o que dá vaga diretamente na fase de grupos do torneio continental, o Botafogo evita fazer contas e adota a estratégia de pensar no jogo a jogo. “Temos que manter o foco sempre no próximo compromisso e não projetar uma pontuação final, pois o equilíbrio está muito grande e os times estão variando o nível de suas atuações. Temos que garantir um triunfo fora de casa, pois isso pode ajudar muito neste momento em que as equipes estão subindo bem devagar na tabela de classificação”, disse o volante Rodrigo Lindoso.
Para este compromisso, o Botafogo perdeu o zagueiro Joel Carli, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Assim, Marcelo entra na vaga do argentino, compondo a zaga com Igor Rabello. A boa notícia é o retorno do volante Matheus Fernandes, que não enfrentou o Vasco por estar suspenso. Ele recupera o lugar que no sábado foi de Marcos Vinícius, por mau desempenho no clássico.
Pelo lado do Avaí, o técnico Claudinei Oliveira pediu que seus atletas tratem a partida desta quarta-feira como uma final, ignorando a posição do time na tabela de classificação. “Estamos na zona de rebaixamento, porém dependendo das próprias forças para atingirmos o nosso objetivo. Com cinco ou seis vitórias vamos permanecer na primeira divisão. Portanto, não podemos pensar na realidade atual e sim onde pretendemos chegar neste Campeonato Brasileiro”, avaliou o comandante.
Em termos de escalação, o Avaí terá os retornos do volante Judson e do atacante Júnio Dutra, que cumpriram suspensão diante do Fluminense e reaparecem, respectivamente, nos lugares de Lucas Otávio e Luan Pereira.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, as duas equipes se enfrentaram no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), e naquela ocasião o Avaí acabou levando a melhor, ganhando por 2 a 0. O atacante camaronês Joel, que tinha deixado o Botafogo poucos dias antes, anotou os dois gols.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ-SC X BOTAFOGO-RJ
Local: Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 18 de outubro de 2018 (Quarta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)
AVAÍ: Douglas, Leandro Silva, Alemão, Betão e João Paulo; Simião, Judson, Juan e Pedro Castro; Joel e Júnior Dutra
Técnico: Claudinei Oliveira
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Víctor Luís; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Brenner
Técnico: Jair Ventura.