23/02/2024

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Governo deve concluir obras da Copa em só dois aeroportos. Se der tempo

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Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro.

  • Daniel Marenco/Folhapress

    Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, é um dos que não terá obras prontas na Copa do MundoAeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, é um dos que não terá obras prontas na Copa do Mundo

 

A promessa do governo federal de reformar e ampliar aeroportos do país para a Copa do Mundo de 2014 perdeu-se no tempo. Tanto é assim que boa parte das obras incluídas no plano de investimentos nos terminais aéreos divulgado ainda em 2010 já teve sua conclusão adiada para depois do fim do torneio da Fifa. Hoje, já sabe-se que, dos nove aeroportos administrados pelo Poder Público em sedes do Mundial de futebol, sete estarão inacabados quando o evento começar. E esse número pode aumentar.

 

De acordo com a própria Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), estarão inacabadas durante a Copa do Mundo de 2014 as obras dos aeroportos de Belo Horizonte (Confins), Manaus, Rio de Janeiro (Galeão) e Salvador. A reforma dos terminais de embarque desses quatro aeroportos atrasou e acabou sendo dividida em etapas: parte será entregue para o Mundial e parte, só depois do torneio.

 

A mesma Infraero desistiu de entregar até o início da Copa a construção da nova torre de controle do aeroporto de Recife e obra de ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Porto Alegre, ambas prometidas para o torneio. Os dois projetos foram retirados da lista oficial de obras para o Mundial, a chamada Matriz de Responsabilidades. Com isso, o número de aeroportos inacabados aumentou para seis.

 

O sétimo aeroporto que teve seu plano de investimentos comprometido foi o de Curitiba. Em 2010, o governo prometeu reformar o terminal aéreo da capital paranaense. No entanto, após sucessivos atrasos na obra, cancelou o projeto e resolveu refazê-lo. No novo projeto, o plano de reforma também foi divido em pré e pós-Copa, conforme já mostrou o UOL Esporte. A Infraero, no entanto, contesta e diz que o projeto para obra em Curitiba já nasceu dividido. Portanto, segundo a empresa, tudo o que foi prometido para a Copa será entregue antes do torneio, que começa em junho.

 

A informação da Infraero, no entanto, contradiz o discurso do superintende do aeroporto de Curitiba, Antonio Pallu. Em eventos realizados em 2011 para apresentar o plano de obras da empresa estatal para o terminal de Curitiba, Pallu afirmava que a reforma completa do terminal começaria em junho de 2012 e terminaria em dezembro de 2013. De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, a obra começou em maio de 2013. Vai até março de 2016.

 

CONFIRA A PROMESSA E O QUE NÃO FICARÁ PRONTO NOS AEROPORTOS

Cidade-sede O que foi prometido O que não ficará pronto Status
Belo Horizonte Reforma dos terminais de passageiros, das vias de acesso e da pista, além da construção do 3º terminal Parte da reforma dos terminais de passageiros e a construção do terceiro Promessa não será cumprida
Cuiabá Reforma do terminal de passageiros, vias de acesso e estacionamento, além de construção do módulo operacional Obra em andamento
Curitiba Reforma do terminal de passageiros, pista, do pátio para aeronaves e vias de acesso Parte da reforma do terminal de passageiros Promessa não será cumprida*
Fortaleza Reforma parcial do terminal de passageiros e vias de acesso Obra em andamento
Manaus Reforma do terminal de passageiros e vias de acesso Parte da reforma do terminal de passageiros e vias de acesso Promessa não será cumprida
Porto Alegre Reforma parcial do terminal de passageiros e ampliação da pista e pátio para aeronaves Ampliação da pista e pátio para aeronaves Promessa não será cumprida
Recife Construção da nova torre de controle Construção da nova torre de controle Promessa não será cumprida
Rio de Janeiro Reforma de terminais de passageiros e das pistas e pátio para aeronaves Parte da reforma dos terminais de passageiros Promessa não será cumprida
Salvador Reforma dos terminais de passageiros, ampliação da pista e pátio para aeronaves e construção de nova torre Parte das reformas dos terminais de passageiros Promessa não será cumprida
  • *A Infraero negou que o que foi prometido para Curitiba não será cumprido. No entanto, documentos da própria Infraero indicam que o projeto original foi modificado e adiado

 

Promessas mantidas

 

Ainda segundo a Infraero, os aeroportos de Cuiabá e Fortaleza terão todas as obras prometidas para a Copa do Mundo concluídas antes do início do torneio. Nas duas sedes, as reformas incluídas no plano de investimento elaborado para o Mundial estão em andamento. Entretanto, já foram detectados atrasos significativos e dúvidas pairam sobre o prazo de entrega.

 

Desde meados do ano passado, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, informa que a obra no aeroporto de Fortaleza é a mais atrasada entre todas em terminais aéreos em sedes da Copa. Segundo ele, a reforma do terminal de passageiros estava sendo executada em ritmo muito lento. Segundo balanço de dezembro, só 26% do cronograma havia sido cumprido. Mesmo assim, a Infraero diz que ela será concluída a tempo.

 

O mesmo a empresa estatal diz do aeroporto de Cuiabá. No entanto, o secretário extraordinário da Copa de Mato Grosso, Maurício Guimarães, já declarou à imprensa do Estado que a reforma do terminal de passageiros não estará concluída até o início do torneio. A obra está 45% concluída, segundo a Infraero.

 

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Obras da Copa

Vista aérea da instalação da membrana e da cobertura do estádio Beira-Rio, do Internacional, que será sede de cinco jogos da Copa do Mundo 2014 (22/11/2013) Alexandre Sperb/GpsCop/Divulgação Grupo Gigante Para Sempre

 

Atrasos não atrapalharão

 

Procurada pelo UOL Esporte, a Infraero admitiu que “alguns percalços que atrasaram a efetiva realização de empreendimentos”. Porém, afirmou que todos os aeroportos sob sua gestão estarão em condições de atender à demanda de passageiros durante a Copa do Mundo de 2014. Mesmo aqueles que tiveram a entrega de obras adiadas terão intervenções essenciais para o Mundial concluídas ainda antes do torneio.

 

A Infraero também declarou que os investimentos nos aeroportos em 2010 foram revisados de acordo com necessidades. A empresa disse que compreende a importância da Copa do Mundo. No entanto, ressaltou que tem “como meta a adequação dos terminais não apenas para atender a demanda prevista para os jogos, mas aquela projetada para o setor aéreo brasileiro”.

 

Aeroportos privatizados

 

A entrega das obras para a Copa do Mundo nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Natal e Viracopos (Campinas) não são mais responsabilidade da Infraero pois esses terminais tiveram sua administração privatizada em 2012. Os projetos para o Mundial estão sendo tocados sob a supervisão da SAC (Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República) e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

Os dois órgãos foram procurados pelo UOL Esporte. Informaram que o cronograma de obras segue o combinado. Em dezembro, as obras para Copa em Brasília estavam 64% concluídas; em Guarulhos, 82%; em Natal, 71%; e em Viracopos, 74%.

 

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