14/07/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Atlético-MG recebe Lanús no Mineirão para conquistar título inédito

2 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br com Agência Gazeta Press.

Getty

Diego Tardelli comemora depois de marcar o importante gol do Atlético-MG na Argentina
Tardelli comemora depois de marcar o importante gol do Atlético-MG na Argentina no jogo de ida

Caso confirme o favoritismo na final contra o Lanús, já que venceu na Argentina por 1 a 0, o Atlético-MG vai aumentar a vantagem do Brasil em número de títulos na história do torneio. Os dois times duelam nesta quarta-feira, em Belo Horizonte (MG), e o clube mineiro depende do empate para erguer o nono título brasileiro da Recopa, sendo o quarto consecutivo. A Argentina possui seis canecos.

O Atlético-MG nunca ganhou a Recopa e se o fizer vai repetir o feito do seu arquirrival Cruzeiro, campeão em 1999, derrotando o River Plate, da Argentina, na decisão. O São Paulo foi o primeiro brasileiro vencedor da Recopa, se sagrando bi em 1993 e 1994 em finais “nacionais” contra Cruzeiro e Botafogo, respectivamente. O Grêmio derrotou o Independiente da Argentina na final de 1996. O clube argentino também foi vice para o Internacional em 2011. O time colorado, por sinal, é bi no torneio, tendo batido os mexicanos do Pachuca em 2007.

Nos últimos dois anos a Recopa foi dominada pelo futebol de São Paulo. Em 2012 o Santos se sagrou campeão superando a Universidad de Chile na grande final, enquanto que o tual campeão é o Corinthians, que bateu o São Paulo em 2013.

No histórico envolvendo apenas finais entre Brasil e Argentina os brasileiros levam vantagem: 3 a 1. Em 1996 o Grêmio bateu o Independiente, derrotado pelo Inter em 2011. O Cruzeiro superou o River Plate em 1998. O único triunfo argentino foi conquistado pelo Boca Juniors, que em 2006 impôs o vice ao São Paulo.

Por falar em Boca Juniors, o time de La Bombonera é o recordista de canecos, tendo ficado com o troféu em quatro ocasiões. São Paulo, Internacional, LDU, do Equador, e Olimpia, do Paraguai, aparecemn em seguida com dois títulos.

Veja relação dos campeões da Recopa Sul-Americana com número de títulos por clube e por país:

Títulos por país

Brasil: 8
Argentina: 6
Paraguai: 2
Equador: 2
Chile: 1
Peru: 1
Uruguai: 1

Títulos por clube

Boca Juniors-ARG: 4
LDU-EQU: 2
Olimpia-PAR: 2
São Paulo-BRA: 2
Internacional-BRA: 2
Colo Colo-CHI: 1
Cienciano-PER: 1
Cruzeiro-BRA: 1
Corinthians-BRA: 1
Santos-BRA: 1
Grêmio-BRA: 1
Independiente-ARG: 1
Nacional-URU: 1
Vélez Sarsfield-ARG: 1

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.